quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“RESENHA DO LIVRO DOS ESPÍRITOS”
Os acontecimentos de Hydesville  reper cutiram  em toda  a Europa, despertando as consciências e ao lado dos fenômenos das “mesas girantes”se  preparou o Advento do Espiritismo.
Foram as mesas girantes, e depois falantes que chamaram a atenção do Professor Hippolyt Léon Denizard Rivail para os fenômenos espíritas.
Antes de Allan Kardec conhecer os fenômenos espíritas, estes pertenciam às brincadeiras de salão por pessoas cultas, porque os fenômenos de Hydesville tiveram grande repercussão e a afluência de curiosos foi tamanha que a família Fox mudou - se para Nova Iorque, onde deu continuidade às sessões públicas. Em pouco tempo, na Europa, os fenômenos espirituais passaram a fazer parte dos “jogos e folguedos de salão” comuns na época em que não havia entretenimentos como os de hoje. Nesses jogos as pessoas se divertiam fazendo perguntas aos espíritos e recebendo respostas através de códigos estabelecidos, baseados em pancadas que eram dadas por uma mesinha de três pés que se levantava e batia no chão com os dois pés. Allan kardec resolveu pesquisar e estudar tão estranho fenômeno, para si, visando desmascarar a fraude, pois achava que se tratava de burla. Começava então a missão de Kardec, como Codificador e Pai do Espiritismo, era aquele renascimento espiritual, de que Jesus falava a Nicodemos; era a profecia do Nazareno reportada no versículo 26, sobre "aquele” a quem o Pai enviará em meu nome e que ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenha dito.” E assim desta forma em 1857, raiou para o Mundo: O Livro dos Espíritos. Ele é a pedra fundamental do Espiritismo, o seu marco inicial. O Espiritismo é portanto completo em sua doutrina, porque como ciência, nos prova que a vida é eterna, apenas transcorrendo em planos diferentes, sendo o espiritual a nossa verdadeira pátria como filosofia, nos explica o mecanismo da Evolução e as leis que regulam as relações das almas, no seu eterno caminhar para Deus; sujeitas a reencarnações periódicas; como a Religião natural, ilumina o nosso comportamento no mundo das formas físicas, aumentando o nosso discernimento do bem e do mal e mostrando a nossa responsabilidade na escolha dos caminhos que seguimos, para atingirmos os objetivos da Criação e a felicidade, com a perfeição moral.
 O Livro dos Espíritos, veio assim, por uma imposição das leis da Natureza e os Espíritos são as grandes vozes do Céu, os embaixadores celestes, os incumbidos de fazer com que a humanidade avance mais depressa, no caminho para Jesus. Jesus disse : “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Temos então Jesus, como sendo a Porta e Allan – Kardec como sendo a Chave que desvendou os mistérios do após- morte, até então pelo homem ignorados. O Espiritismo sempre existiu. Os Espíritos também, mas só com Allan - Kardec é que, os fenômenos espíritas entraram no domínio das ciências. Foi Allan – Kardec quem o codificou. Os factos mediúnicos remontam à mais antiga antiguidade, sendo tão velhos quanto o nosso mundo. A História está pontilhada desses fenômenos. A obra da codificação não ficaria completa sem o seguimento do Livro dos Médiuns. Este livro é o seguimento do Livro dos Espíritos. Sem ainda! O Evangelho Segundo o Espiritismo que reúne as mais belas e consoladoras mensagens que os espíritos enviaram à Terra. Nele está explicado o Evangelho de Jesus em toda a sua pureza. O livro: O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, lendo – o ficaremos sabendo quais são os castigos e as recompensas futuras e a situação dos Espíritos no mundo espiritual. A Gênese, Os Milagres e as Predições. Neste livro  Allan Kardec nos explica cientificamente a formação da Terra, o que são os milagres e as profecias e várias leis que regem o Universo.
Das formas inconclusivas e aterradoras da Bíblia, passamos ao equilíbrio clássico do Evangelho, e deste à libertação espiritual de “ O Livro dos Espíritos”. A Bíblia é a síntese da antiguidade e Livro dos Espíritos a do mundo moderno; que abriu o diálogo entre os dois planos da vida para ser dado o recado de Jesus com toda a sua fidelidade. O Espiritismo veio ao mundo nos tempos marcados pela Previdência Divina. Surgindo então no Mundo uma nova e intensa Luz vinda do Alto para iluminar todas as almas e consolar os corações dilacerados pela dor no campo das obsessões, com a finalidade de nos instruir, esclarecer e de nos reencaminhar para o seio “Daquele” que nos criou por Amor e que por Amor quer que a “ELE”.” Retornemos “Deus.” Allan Kardec foi o emissário do Cristo, o escolhido, pelas Altas Esferas Celestes com o destino a influir poderosamente nos destinos da humanidade.
À Ciência Espírita, poderemos chamar filosofia da verdade, dado que foi o Espírito da Verdade, que numa grandiosa missão divina, veio esclarecer, à base de razão e da lógica, aquilo que as religiões estabeleceram através de dogmas, preconceitos e sistemas. Os Espíritos Superiores sempre tiveram no mundo a importante tarefa de resguardar os preceitos do Príncipe da Paz. Usaram os meios que julgaram convenientes, até que o Espírito de Verdade se revelasse pela revivência do pergaminho divino.
E de tempos em tempos enviam ao nosso Planeta equipes de Espíritos Superiores, para que o Evangelho seja pregado à altura do entendimento dos povos e para que as ideias do Mestre não desapareçam.
Allan Kardec foi a carta do Mestre no envelope de seu corpo, endereçada aos homens de boa – vontade que fossem capazes de a reter e de a fazer expandir pelos quatro cantos do Mundo.
Eis que a lei da reencarnação se faz presente mostrando a eternidade da alma, que volta às lides da Terra quantas vezes forem necessárias.
 O Espiritismo é o Cristianismo Redivivo, revivido hoje nos tempos modernos pelos primitivos cristãos. Repousa sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças, incute sentimentos religiosos nos que os não possuem, fortalece aqueles que os que tenham vacilantes.
Até à publicação das Obras de Allan – Kardec, os problemas espirituais eram tratados de maneira empírica ou apenas imaginosa. Com ela, o espírito e seus problemas saíram do terreno da abstração, para se tornarem acessíveis à investigação racional, e até mesmo à pesquisa experimental. O sobrenatural tornou-se natural. Tudo se reduziu a uma questão de conhecimentos das leis que regem o Universo.

A Doutrina Espírita como ciência estuda a natureza, origem e destinação dos Espíritos e a sua comunicação com os homens na terra.
Kardec na Introdução ao estudo da Doutrina Espírita no capítulo 1,assim se expressa: Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Antes de Allan Kardec, o termo: espiritismo  não existia, Allan kardec , foi quem o apadrinhou, portanto,  passando a ser conhecido mundialmente por Espiritismo, ou Doutrina Espírita.
O livro dos Espíritos é dividido em quatro partes. Contém uma série enorme de capítulos com vastíssima matéria em que Allan Kardec formula 1019 perguntas, para obter dos respetivos Espíritos outras tantas respostas, acompanhadas algumas de mensagens esclarecedoras por parte dos Espíritos e muitos comentários do próprio Codificador. Nessas 1019 respostas espirituais, os conceitos são grandiosos, para fazer do Espiritismo uma filosofia infalível, aquela fé que desafia a razão em todas as épocas da humanidade. Na conclusão, capítulo 6, se afirma (afirmação de Santo Agostinho: Falsíssima ideia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais e que, portanto abstendo – se a tais manifestações, se lhe terá minado a base.
Assim todo o indivíduo que se integre no conhecimento de O Livro dos Espíritos,” aceita os fenômenos quando eles surgem e eles servirão para fortalecer a sua crença e a sua fé, não necessita de ver para crer porque compreendeu toda uma estrutura da grande síntese do Universo.
Muita paz, meus amigos e muita Luz.
Que Jesus a todos guie e ilumine.
                                         Aurinda Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário