domingo, 10 de dezembro de 2017

LOUVOR AO LIVRO ESPÍRITA



LOUVOR AO LIVRO ESPÍRITA

                                                                                                                          
    Mergulha a mente, quanto possível, no estudo.
O estudo liberta da ignorância e favorece a criatura com o discernimento.
O estudo e o trabalho são as asas que facilitam a evolução do ser.
O conhecimento é mensagem de vida.
 Não apenas nos educandários podes estudar.
 A própria vida é um livro aberto, que ensina a quem deseja aprender.
“No Livro Vida Feliz pelo Espírito Joana de Angeles"
Mergulhando a mente, quanto possível no estudo, ele o estudo nos libertará das trevas da nossa ignorância, favorecendo-nos o discernimento e o juízo perfeito das coisas.
Também o trabalho, que impera em todo o Universo, é uma Lei Divina, facultando-nos a oportunidade necessária e, indispensável, para a nossa evolução e para o nosso progresso.
Para além de nos instruirmos na realização do trabalho bem feito, também nos devemos instruir em muito bons livros. Neles meditarmos, estudarmos e nos educarmos, moralmente, espiritualmente e intelectualmente.
São Francisco de Assis aconselhava a ter-mos oito horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas de estudo.
Felizes das pessoas que se vão cultivando com boas leituras, porque elas se vão instruindo, bebendo na fonte da água viva, ficando portanto mais aptas a compreender o meio envolvente que as rodeia, e as leis, que governam os Mundos e os seres em todo o Universo.
Os Bons Livros nos cultivam e nos tornam aptos quando bem estudados para realizarmos muitas tarefas, nomeadamente para nos tornarmos pessoas cultas e também para o bom desempenho das nossas missões na Terra.
O livro Espírita, ou melhor os Livros Espíritas! São mananciais de luz, que nos dão uma orientação segura, ensinando-nos como nos devemos conduzir nas nossas vidas, no relacionamento com os nossos familiares, amigos, inimigos, ensinando-nos também como viver em sociedade.
Ajudam-nos a conhecer o mundo espiritual, aquele que a todos os instantes nos aguarda, pois nós não somos de cá, estamos só de passagem, por este Mundo.
A nossa presente reencarnação, não foi a primeira, nem será das últimas neste mundo, possivelmente, até já teremos vivido noutros mundos, antes de estarmos neste corpo físico. A nossa verdadeira pátria é o mundo espiritual — O Mundo dos Espíritos, é lá, que é a nossa pátria verdadeira. Foi de lá que viemos e, é para lá, que voltaremos! É como dizer: quando a nossa missão terrena estiver cumprida na Terra, o Espírito volta para casa, mas não ficaremos indefinidamente lá presos! Encarnamos e desencarnamos, alternadamente consoante as nossas necessidades, ou missões que tenhamos a cumprir, para que efectuemos o nosso progresso e a nossa evolução espiritual.
Será todo um longo percurso, para que possamos adquirir, inteligência, experiência, para que possamos trabalhar a nossa moralidade, fazendo-a crescer, desenvolvendo-nos intelectualmente e espiritualmente, para podermos atingir um dia a nossa perfeição.
O espírito, quando parte deste mundo para o plano espiritual, comparece tal e qual, como era reencarnado. A mudança que ele fez, deste plano para o espiritual, não lhe vai apagar aquilo que ele já era neste mundo, tais como: a ganância, a inveja, a prepotência, o orgulho, a vaidade, etc., e todos os vícios, ou defeitos, que o espírito já possuía no estado de reencarnado. Vai ter lá, sim, as possibilidades, de se poder melhorar, caso se esforce em se corrigir; trabalhando para isso! Todos, mas todos, os Espíritos, têm que se tornar Bons, trabalhando no bem, purificando os seus sentimentos, amando ao próximo, como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas.
A reencarnação é, a porta que Deus abre, aos seus filhos, para o arrependimento, para lhes dar todas as possibilidades e lhes facultar, todas as oportunidades, para puderem realizar, tudo quanto ainda lhes e faz falta, para realizar todo o seu progresso.
Todos nós temos que evoluir, nesta linda escola; aprendermos a sermos bons, generosos, humildes, fraternos, solidários e caridosos.
Quantas pessoas há, que criticam o Espiritismo e que até dizem que ele está ultrapassado. Como pode o Espiritismo estar ultrapassado, se ele é Jesus, voltando ao convívio dos homens! Bem, está bem claro, que quem assim pensa, nunca o estudou, nem lê livros espíritas! Mas quem quiser saber o que é o Espiritismo, que frequente um Centro Espírita. Que leia livros espíritas, porque há centenas de livros ao alcance de toda a gente. Temos uma grande fonte de informação na Internet, muitas palestras espíritas, muitos livros em PDF, Blogues espíritas, etc.
Portanto só se curva à ignorância quem o quiser!
Outros dizem, eu já ultrapassei tudo isso! E estou muito acima desses conhecimentos, e fazem de quem estuda o Espiritismo, uma pessoa ingénua, inculta e até muitas das vezes pateta! Mas lá diz o ditado: o último a rir é o que ri melhor! Mas não deixo de não ter pena de quem pensa assim, porque de muitos sofrimentos se livraria, quer nesta vida, ou mesmo na vida espiritual. Para se poder avaliar a essência e o valor da Doutrina dos Espíritos, tem de se ser um grande estudioso e analisar todo o seu conteúdo nos seus aspectos: científicos, filosóficos e religiosos.
O espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese.
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como das suas relações com o mundo corporal. “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o Homem saiba donde vem, para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.
Pelas mensagens que nos deixaram os Espíritos Superiores, nomeadamente: São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, o Espírito de Verdade, Sócrates, Platão, Fénelon, Franklin, Swendenborg, e tantos outros em todas as Obras da Codificação Espírita, nós podemos encontrar todo um grande percurso de vida mais luminoso, para podermos ser mais felizes. Os Espíritos que trabalharam com Allan-Kardec para a elaboração destas Obras Magistrais, assinam-se em Prolegômenos no Livro Dos Espíritos, pelos nomes já referidos. Com um estudo aprofundado do Livro dos Espíritos, e das restantes Obras, é que nós podemos analisar, o quanto estes e outros Espíritos Luminares, trabalharam e, o esforço que fizeram, para nos deixarem um código de moral elevada, e todo um caminho de Luz, para apressarmos a nossa perfeição suprema, e a prometida felicidade, que é vivida nos Mundos Superiores.Para além da codificação Espírita de Allan-Kardec, temos as Obras Complementares da Doutrina Espírita.
Os Espíritos Superiores sempre se têm esforçado por nos trazerem a mensagem de Jesus em Espírito e Verdade. À Doutrina Espírita foi confiada a divulgação da Boa Nova de Jesus, para que ela possa chegar a todos os povos, através dos seus emissários, porque ela é o Consolador Prometido por Jesus.
Felizes daqueles que acreditam sem ver!
Cada templo espírita é uma escola aberta ao aprendiz do Evangelho de Jesus e cada reunião doutrinária é uma aula a habilitar-nos às mais amplas conquistas espirituais para a Vida Maior.Jesus, o Mestre dos Mestres, aquando da sua passagem pela Terra, nada cobrou pelos seus Divinos Ensinamentos e o Espiritismo, que lhe revive as Bênçãos, do Amor e da Paz, é comparado, a um Instituto Mundial, de grande Educandário das Almas. Funcionando, como Templo, Escola e Hospital.
A exemplo de Jesus, o Espiritismo nada cobra. Jesus disse: dai de graça o que de graça recebeste. Assim o Espiritismo realiza o que Jesus pediu aos seus apóstolos. Dando de graça o que de graça recebeu: O dom de curar. Conduzindo a todas as criaturas, com a máxima segurança para Deus nosso Pai e tirando-as do vale obscuro da sua ignorância, para os mais altos Cimos da Luz.
O Espiritismo, sendo uma ciência requer um estudo sério e sistematizado, a fim de ser compreendido em toda a sua profundidade. Como filosofia, propõe reflexões contínuas, diálogos e análise dos seus postulados, de modo a poder incorporá-los no nosso dia-a-dia da nossa existência. Na condição de religião, em razão da sua ética moral fundada em o Evangelho de Jesus, estabelece comportamentos dignos, e graves, preparando os Espíritos para o prosseguimento, das suas conquistas morais e culturais no corpo e fora dele.
Fixa-se na epopeia da Boa Nova o verbo divino relatado pela palavra dos evangelistas, retractando a jornada do inesquecível Rabi Galileu, ensejando à posteridade de todos os tempos a incomparável mensagem de redenção para os homens.
Desde todos os tempos os enviados do Senhor, passaram pela Terra sob a inspiração e intuição do Alto, dando origem aos códigos de moral que norteariam os passos das criaturas na trajectória e na direcção do bem, homens inspirados, heróis do pensamento e santos da acção relevante, gravaram as instruções do Mundo Superior, em tijolos, pedras, papiros, peles, pergaminhos, madeiras e papel, oferecendo preciosos legados para as idades futuras, para que pudessem ficar para sempre nas mentes e nos corações de todos os povos, como contribuição inalienável da felicidade humana.
Em todas as épocas, da humanidade, desde as mais recuadas, até aos nossos dias, a palavra, ora na eloquência do discurso oral, ora através do livro abençoado, tem sido mensagem de Deus que chega à Terra, a fim de conclamar aos homens de boa vontade, convidando-os a todos para uma mudança de comportamento para a direcção da Vida Superior.
Nos diversos estágios, das mais recuadas civilizações, sempre foram construídas ideias e se levantaram impérios, sob a palavra sadia, por ela ser semente de luz, atirada ao solo para poder germinar, através dos séculos pela excelsa providência de Nosso Senhor Jesus Cristo, que atestando o amor do nosso Pai Celestial, quer a todos aproximar ao seu Criador e Pai.
Foi por essa razão que os Espíritos Superiores, encarregados de apresentar ao emérito Codificador da Doutrina Espírita as linhas básicas para religar o homem a Deus. Os Espíritos Superiores foram peremptórios nos postulados do amor e da instrução, como corolários essenciais da Caridade e do Amor.
É no amor que a criatura sublima os seus sentimentos, amparando e ajudando sempre em nome de Jesus, para uma marcha nobilitante da sua felicidade.
Através da instrução, a criatura se liberta das amarras da sua ignorância, e é através da sabedoria que ela estabelece uma ponte de luz, entre os abismos que a separam dos objectivos que tem que alcançar.
Assim a instrução no seu verdadeiro sentido é a construção para a paz no nosso mundo íntimo, conduzindo-nos ao amor para que este não se entorpeça nem se amesquinhe reflectindo sempre aquele sentimento com que Jesus nos ama.
Então, consideremos hoje e sempre, o livro espírita, porque ele é o pão da vida para todas as criaturas, porque ele foi amassado com o trigo da sabedoria para o sustento da humanidade. Bem-aventurado seja, pois, todo aquele, que esparze alegria, que doa pão ao faminto, que oferece medicamento ao doente, e que lhe estende a sua mão generosa. Bem-aventurado aquele que agasalha o nu e lhe enxuga as suas lágrimas. Bem-aventurado, o que planta o futuro, luarizando com as suas doces palavras os desesperados os desvalidos da sorte. Abençoado o livro libertador que nos liberta da noite escura da nossa ignorância, na qual padecem os espíritos jugulados ao passado delituoso ou atados às reminiscências dolorosas sob o talante com que renasceram para resgatar e libertar-se.
Jesus o Mestre dos Mestres, até hoje trabalha e ensina todos os dias; da Mãe Natureza, fez um livro divino para nos ofertar, preciosas lições de amor e de sabedoria.
Semear as sementes dos Livros Espíritas é, construir uma nova madrugada para a Nova Era que se avizinha e da qual o Espiritismo se faz mensageiro.
"Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me, O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem que lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz com que germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis".
Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 6º - Item 5.
Fontes de consulta:
Livro dos Espíritos de Allan- Kardec;
Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan-Kardec;
Florações Evangélicas de Divaldo Pereira Franco.

Aurinda Tavares
                                        
                                        




Sem comentários:

Enviar um comentário