domingo, 6 de março de 2016

“SER-SE ESPÍRITA/ OU SER-SE /CRISTÃO ”

                
             “SER-SE ESPÍRITA/ OU SER-SE /CRISTÃO!

                                    




O Espiritismo é um termo criado por Allan-Kardec e que quer dizer ciência do Espírito: isto é, a ciência que estuda a natureza, a origem e a destinação dos Espíritos e a sua comunicação com os homens na Terra.

O Espiritismo tem uma estrutura própria baseada na lógica extraída, especialmente, do Evangelho de Jesus que, na altura foi compilado pelos evangelistas, a humanidade naquela altura não entendia os seus ensinos e foi por esse facto que Jesus asseverou a seus apóstolos: a vós vos é dado conhecer a Verdade, mas aos outros só por parábolas para que vendo não vejam e ouvindo não entendam.
Allan-Krdec afirma que toda a ideia que desafia a razão em todas as épocas da Humanidade cria em nós uma fé inabalável.
É dessa fé que a Humanidade carece no momento actual, visto que já deveria de ter atingido a maturação indispensável para ter olhos de ver e ouvidos de entender.
Mas por vezes nos perdemos na nossa imaginação, ou nas crendices, ou nas doutrinas que nos são impostas desde o nosso nascimento, ou naquelas que nos pareceram ser as mais compatíveis com a nossa maneira de pensar, de sentir e, de estar na vida e que nós até julgamos serem as mais correctas, as mais acertadas e as melhores para as nossas necessidades espirituais, mas que nem sempre o são, nem sempre acudiram às necessidades da alma, quer a nível religioso ou espiritual. Falo da necessidade religiosa em que o homem se tem que instruir na Doutrina do Evangelho de Jesus e também das necessidades que a alma tem em se livrar dos problemas espirituais), da necessidade que por vezes se tem de alguém necessitar de se livrar de um jugo obsessor, nem sempre fácil e que só pessoas moralizadas e com autoridade moral é que poderão ajudar às pessoas necessitadas dessa libertação espiritual, também com a doutrinação de ambos os litigantes.
O Espiritismo é cristão, mas não se pode confundir com nenhuma outra ideia religiosa ou espiritualista em virtude de ser considerada uma ciência que envolve factos experimentais.
O Espiritismo é uma doutrina fundada nas manifestações e nos ensinamentos dos Espíritos.
O Espiritismo, sendo a ideia espiritualista das mais recentes, é aquela que mais seguidores tem conseguido, podendo-se contar em muitos milhões os seguidores da Doutrina Espírita, porque se baseia em factos e na lógica e nos fala ao nível da nossa compreensão e do nosso entendimento e ao entendimento de todas as pessoas, quer mais, ou menos letradas.   
E um centro espírita o que é?
Um Centro Espírita é uma casa de Jesus. É lá, que os seus Apóstolos, aprendem e divulgam a sua mensagem (a mensagem do Cristo — os ensinos que Ele nos deixou há dois mil anos.
Eles nos são transmitidos e ensinados com toda a sua clareza, transparência, e pureza, fazendo-nos transportar aqueles tempos vividos no tempo em que Jesus os ensinava junto ao mar da Galileia.
É na F.E.C. e, em outros Centros Espíritas espalhados pelo Mundo, que esses apóstolos anónimos de Jesus se predispõem, a nos ensinar a doutrina consoladora de Jesus na íntegra, com todo o seu esplendor, com toda a sua clareza e, com toda a fidelidade a Deus nosso Pai e a Jesus nosso Mestre.
Esses novos apóstolos, os Apóstolos da Nova Era, cumprem a mensagem de Jesus, que nos prometeu, que nos enviaria o seu Consolador. Sendo a Doutrina Espírita o seu Consolador. Por ser ela o bálsamo que cura e que cicatriza as doenças da alma e do corpo de todos aqueles, que se encontraram em desespero, em desolação, em sofrimento e em aflição.
O Espiritismo é cristão, porque veio cumprir a promessa de Jesus: Eu vos enviarei o Paráclito o Consolador e vós o entendereis e ele ficará eternamente convosco.
O Espiritismo é tão velho quanto o Mundo, ele não tem só 150 anos como alguns espíritas costumam dizer, ele tem séculos!
Muito antes, do Mundo ser Mundo, Jesus já existia, sendo Ele que presidiu à formação do nosso Planeta, cooperando com Ele os Engenheiros Siderais, sendo Jesus o Mentor da Terra.
Muito antes da sua vinda à Terra, Ele preparou todo o ambiente terrestre, para enviar os seus mensageiros, ou profetas, para ensinarem às criaturas, trazendo eles todos os seus ensinamentos de acordo ao entendimento e evolução dos povos.
Esses profetas só ensinavam aos homens, aquilo que estivesse ao nível da sua compreensão e do seu entendimento.
Esses mensageiros ou profetas do Senhor eram médiuns, mas algumas crenças religiosas, lhes davam o nome de profetas.
Oitocentos anos, antes da vinda de Cristo à Terra, Jesus enviou os sacerdotes druidas que nos apresentam o druidismo, trazendo até nós os conceitos espíritas, a reencarnação, a força do pensamento, o relacionamento entre os espíritos encarnados e os desencarnados.
Vieram também Sócrates, Platão, sacerdotes egípcios e músis Tibetanos e muitos outros, vieram, sempre em todos os tempos, para ajudarem à humanidade na sua caminhada para Deus.
O Espiritismo não é obra de Allan–Kardec como muitos o julgam! Sua denominação —» Doutrina Espírita» ou dos Espíritos. Allan-kardec foi o sistematizador dos ensinamentos espíritas na Terra, convertendo-os em corpo de doutrina a quem nós adequadamente: damos o nome de Codificação Espírita, ou Codificação Kardequiana.
Os princípios doutrinários vieram até nós sob a égide de Jesus e sob a orientação do Espírito de Verdade.
A Doutrina Espírita foi ditada por vários Espíritos, em diversos pontos do nosso Globo e através de muitos médiuns desconhecidos uns dos outros, o que lhe dá características de universalidade, mas aqui o que mais se leva em conta é a estatura moral e cultural dessa plêiade de Mensageiros do Senhor.
Kardec era médium intuitivo das Esferas Superiores, organizou esses ensinos e os coordenou com uma excelente sabedoria.
Ele os transformou, num património imortal para toda a Humanidade e em um opulento corpo de doutrina.
O Espiritismo não é nenhuma religião, não tem liturgia nem sistemas dogmáticos, mas forma religiosos, intrinsecamente, os que pelo conhecimento da Doutrina adquirem uma fé inabalável com base no raciocínio.
O Espiritismo é Ciência, é Filosofia e é Religião. Não o confundir com nenhuma crença religiosa, porque o Espiritismo não é uma religião a mais, ou uma nova religião! O Espiritismo não se pode confundir, com nenhuma religião ou com uma qualquer ceita religiosa existente no mundo.
O Espiritismo pode ser entendido como religião sob este prisma: como religião, não havendo religião superior ao Amor, o Espiritismo é a religião do Amor e, portanto, a ciência que transforma essa Verdade no AMOR FRATERNO que Jesus pretende estabelecer na Terra.
O Espiritismo veio arrancar e tirar o Cristianismo dos escombros aonde se encontrava mergulhado (O Evangelho de Jesus). Para que a Humanidade pudesse encontrar a essência, e a pureza doutrinária das verdades do Cristo na Sua Boa-Nova—, Que Ele nos deixou antes de ir para o Pai, sendo esses ensinos que dão força e vida ao verdadeiro Cristianismo. Por isso o Espiritismo é o Cristianismo Redivivo, que fez com que com ele, ressuscitassem, os ensinos de Jesus em Espírito e Verdade.
Portanto o Espiritismo é Cristão, é o Cristianismo Redivivo sendo intrinsecamente religioso.
A missão do Espiritismo é de religar a criatura ao seu Criador, evangelizando a todos os homens no Mundo.
O Espiritismo é uma ciência, a —, ciência que trata da natureza, origem e destinação dos Espíritos e da sua comunicação com as pessoas encarnadas na Terra.
Como filosofia, é uma Doutrina infalível acerca da vida espiritual, por não ser de humanos mas sim dos Espíritos Superiores, a quem foi confiada a missão de trazer à Terra o conhecimento da Verdade, dando cumprimento à promessa do Cristo, quando disse: A seu tempo pedirei ao Pai que vos envie o Consolador, que ficará convosco até à consumação dos séculos.
O Consolador é constituído pela falange dos Bons Espíritos que colaboraram com Allan-kardece nas Obras da Codificação Espírita, a saber: primeiramente foi lançado em 1857 O Livro dos Espíritos, a segunda foi o Livro dos Médiuns, a terceira foi o Evangelho Segundo o Espiritismo, a quarta o Céu e o Inferno e a quinta foi a Génese, todos de Allan-Kardec.
Allan-Kardec, ainda nos deixou outras obras elaboradas por si, sendo todas elas supervisionadas pela falange do Espírito da Verdade.
Temos ainda estes Livros deixados por Allan-Kardec: O que é o Espiritismo, Obras Póstumas e a Revista Espírita. A revista Espírita foi condensada num conjunto de 25 volumes, contendo riquíssimos ensinamentos e preciosos esclarecimentos para todos nós. Todas estas obras científicas estão ao alcance de qualquer pessoa, sedenta de luz, de esclarecimento, de paz, de amor, de tranquilidade e, de repouso para a sua alma inquieta e insegura.
Os Espíritos se manifestaram em todos os quadrantes do mundo com grandiosas mensagens de Paz e de Amor, para que através delas, os homens compreendam o porquê da sua existência, o porquê de todos os seus problemas, o porquê de todas as incógnitas e, senhores do conhecimento se tornem mais humanos, mais fraternos, e mais espiritualizados.
O Espiritismo é a chave da alma; através dela abrimos as portas das prisões humanas para alcançarmos voos livres rumo à Verdade, ao Poder Paterno.
Foi em a 18 de Abril 1857, que foram lançados os fundamentos de uma nova revelação, através do livro básico da Doutrina Espírita:”O Livro dos Espíritos ", supervisionado e revisto pelos Espíritos Superiores:
São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo , São Luís, O Espírito da Verdade, Sócrates, Platão,  Fénelon, Franklin, Swedenborg, etc., etc.
Com “O Livro dos Espíritos” surge pela primeira vez no mundo das letras o nome de Allan Kardec, que depois de fundar a Revista de Espiritismo (Revue Spirite) em 1858, através da qual ele deu largas à expansão do Espiritismo analítico.
O Livro dos Espíritos, trata da parte filosófica do Espiritismo sendo, por isso a obra onde estão contidos os seus princípios fundamentais. E por ser o seu alicerce básico, irá desdobrar – noutros quatros livros que, juntamente com ele, formam a espinha dorsal da Doutrina Espírita, conhecida como a Codificação ou O Pentateuco Espírita: O Livro dos Médiuns (publicado em Janeiro de 1861) que estuda a mediunidade e trata, portanto, da parte experimental  e científica do Espiritismo; O Evangelho Segundo o Espiritismo (lançado em Abril de 1864) que preconiza a transformação  moral do homem, com  base nos ensinamentos e exemplos de Jesus. Trata da parte moral da Doutrina e é um livro que devemos ter à cabeceira para ler e meditar diariamente; O Céu e o Inferno (publicado em Agosto de 1865), que trata dos castigos e das recompensas futuras e, ainda, da situação dos espíritos no mundo espiritual; e finalmente, A Génese (saído em Janeiro de 1868), que trata também da parte científica, esclarecendo-nos sobre a formação da Terra, explica- nos também, o que são os milagres, as profecias, e algumas das Leis que regem o Universo.
Além das cinco Obras Básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo,  O Céu e o Inferno e a Génese, Allan Kardec, ainda escreveu outras obras relacionadas com a Codificação Espírita, são eles: O Principiante Espírita, O que é o Espiritismo e a Prece.
Em 1 de Janeiro de 1858 lançou também o primeiro número da publicação mensal Revista Espírita em que a partir dessa data passou a sair regularmente até ao momento em que foi chamado para a Pátria Celestial.
Em 10 de Abril de 1858, Allan Kardec fundou também a primeira Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Tinha então sido criado o primeiro Centro Espírita.
No Centro espírita é também ministrado o passe a todas as pessoas necessitadas da imposição das mãos, fazendo lembrar os tempos apostólicos nos tempos de Jesus.
O que é o Passe?
O Passe Espírita, ou Fluidoterapia, é a transfusão de uma certa quantidade de energias fluídas vitais (psíquicas) ou espirituais, utilizando-se a imposição das mãos, com o propósito de atuar em nível perispiritual. Usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos, tem origem nas práticas de cura do Cristianismo Primitivo.
O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?
Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
O Objectivo da religião é conduzir a Deus o homem.
Ora, se este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda a religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objectivo.
Toda aquela em que o homem julgue poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa, ou está falseada em seu princípio. Tal o resultado que dão as em que a forma sobreleva ao fundo. Nula é a crença na eficácia dos sinais exteriores, se não obsta a que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, que se levantem calúnias, que se causem danos ao próximo, seja no que for. Semelhantes religiões fazem supersticiosos, hipócritas, fanáticos; não, porém, homens de bem.

Não basta se tenham as aparências da pureza; acima de tudo, é preciso ter a do coração.” - (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. VIII, item 10, 3º parágrafo).

Fontes de consulta: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan-Kardec
 O Livro dos Espíritos de Allan Kardec
                                                    
                                                 Aurinda Tavares




                                                                                                                                                                     



Sem comentários:

Enviar um comentário