domingo, 8 de junho de 2014

OS ESPÍRITOS DO SENHOR
Os espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens de comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão-de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.
Homens, irmãos  a  quem  amamos,  aqui  estamos junto de vós. Amai- vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e  podereis entrar no reino dos Céus.( O ESPÍRITO DE VERDADE).” Prefácio do Evangelho segundo o Espiritismo” de Allan-Kardec.
Os Espíritos são as grandes vozes do Céu e de certa maneira um ser coletivo formado pelo conjunto de seres do mundo espiritual.
Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados por Deus para uma manifestação universal e que sendo eles os ministros de Deus e os agentes da sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a Regeneração da Humanidade.
O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus e os Espíritos são a alavanca da qual Deus se serve para fazer com que a humanidade avance moralmente e espiritualmente para que mais depressa possa ir ao  encontro do seu Criador em Espírito e Verdade.
O Espiritismo, vem cumprir nos tempos modernos o que o Cristo disse, vem preparar e consciencializar os homens para a vida futura, através dos Espíritos. É obra do Cristo que preside à regeneração e prepara o reino de Deus na Terra, fazendo com que entre todos os homens reine a caridade, a solidariedade e a fraternidade universal.
Surgiu no século 19 em França e foi codificado pelo grande missionário de Jesus:  Allan - Kardec. Seu nome próprio era Denizard Hippolyte- Léon Rivail. A Kardec estava reservada a nobre e sagrada missão confiada por Jesus, sob a égide de uma numerosa plêiade de Espíritos Superiores: São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, O Espírito da Verdade, Sócrates, Platão, Fénelon, Franklin, Swedenborg, etc.,etc.
O Espiritismo evangélico é o Consolador prometido por Jesus, que, pela voz dos seres redimidos espalharam as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo redivivo, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa dos ensinamentos de Cristo, para puderem ser considerados Filhos da Luz,
 Em todos os tempos o Senhor enviou ao Mundo Espíritos Superiores para transmitirem a sua mensagem, mas nem sempre ela foi interpretada como sendo a luz que guia a Humanidade. Devido ainda à sua cegueira e infância espiritual, os homens no Mundo ainda continuam indiferentes às palavras do Mestre Jesus, continuando com ódios, vinganças, violência, guerras, convivendo com o crime e na corrupção, o abuso do poder, droga, vícios do álcool e do tabaco, roubos, prostituição, tráfico de crianças e de mulheres, violência doméstica, sexo desvairado, etc, etc, mas enquanto na terra existirem crimes e correr uma gota de sangue humano, o reino de Cristo não se instalará no nosso Planeta. Mas um dia Jesus fundará cá o seu reino, de Amor, Justiça, Solidariedade, Fraternidade e de Paz. E, esse dia virá, quando este planeta sair da condição de Mundo de Expiação e de Provas e for Mundo Regenerador. Então serão transferidos, para mundos ainda  mais inferiores que a Terra, os espíritos retardatários que não quiseram acompanhar o progresso dos seus irmãos do mundo em que eles tiveram que abandonar pela sua obstinação no mal. Outros Espíritos os hão-de subsistuír. Espíritos mais adiantados, reencarnarão no nosso Planeta, mais evoluídos moralmente e espiritualmente do que aqueles que forem relegados para mundos mais inferiores. Dia virá, em que os espíritos que não fizeram por permanecer no bem e no amor ao próximo, não serão merecedores do planeta transformado e serão transferidos deste mundo ainda, para outro mais inferior, sentindo depois a imensa saudade do paraíso perdido, como aconteceu com a raça Adamica, ou exilados de Capela.
Não é por falta de orientação do Alto que a humanidade sofre, mas sim, pelo seu orgulho, egoísmo, pela sua vaidade pelo seu despotismo,de querem ser os donos do  Mundo, das coisas, dos seres e do poder.
Com o concurso de inúmeros médiuns do Senhor se têm espalhado os ensinos de Jesus, para que a sua palavra possa ser cumprida integralmente, em todas as latitudes da Terra, levando a todo o Mundo e até aos confins da Terra, a essência da verdade do Evangelho do Cristo, através da codificação Espírita.
Não vamos excluir as diversas religiões espalhadas pelo mundo que também têm dado o seu contributo na sua missão evangélica, mas a verdade é que cada uma das diversas religiões, prega por vezes aquilo que mais lhe convém sem conseguirem incutir e dar aos seus crentes uma fé baseada na lógica e na razão, ou melhor a essência dos ensinamentos do Cristo, para que os crentes, consigam através de uma fé raciocinada descobrirem a beleza e o perfume das verdades de Cristo Jesus, a ponto de se poderem tornar verdadeiros religiosos. Contudo com suas doutrinas, mesmo pregando grandes erros, também transmitem e anunciam grandes verdades.
O Evangelho é Deus se manifestando na Terra, como força divina; ninguém o destruirá. O próprio tempo e o progresso são meios grandiosos para conservá-lo e engrandece-lo para a eternidade, porque ele é a concentração de todas as leis e de todos os profetas. É a síntese enfeixada por Amor, na expressão de um testamento que todo o rebanho, todas as gerações herdarão. Foi feito por Deus, pela voz do Cristo.
Deus enviou o Espírito emissário do Cristo em missão para iniciar a moral evangélica cristã. Seu objetivo era renovar o mundo.
Aproximar os homens, tornando-os irmãos; estabelecendo uma solidariedade comum; fazendo brotar a Caridade e o Amor; transformando a Terra em morada de Espíritos Superiores.
Moisés abriu o caminho. Jesus continuou a Obra. O Espiritismo a concluirá.
São João Baptista foi o precursor do Messias, francisco de Assis e Lutero foram os precursores de Allan-kardec. Sem eles não seria efetuada a limpeza do nosso orbe para o plantio de novas ideias. A Doutrina Espírita não sobreviria, mas Cristo comandante do orbe terreno-fez com que fosse cumprida a vontade do Todo- Poderoso, nos seus mais simples detalhes.
O Espiritismo é o Cristianismo Redivivo, revivido hoje pelos primeiros cristãos é o Consolador prometido por Jesus, que, pela voz dos seres redimidos espalham as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo redivivo, a fim de que os homens despertem para as luzes do seu Evangelho.
Jesus foi para o Pai, mas disse aos seus apóstolos que não os deixaria ficar orfãos e que enviaria o seu Consolador.
Os apóstolos, foram os seus seguidores e os divulgadores da doutrina trazida pelo Mestre de Nazaré, chamada de Cristianismo. Com Jesus eles conviveram e aprenderam os seus ensinamentos durante três anos. Os apóstolos eram médiuns, homens enérgicos, homens corajosos, homens de fé. Quando eles reencarnaram na Terra, já traziam a missão de serem os continuadores da Boa-Nova de Jesus depois da sua morte.
Jesus chamado o Cristo triunfou da morte com a sua gloriosa ressurreição. Ele está vivo, é o nosso governador planetário, continua a amparar-nos e a convidar-nos para aprendermos as lições que Ele ensinou em toda a Galileia, em Cafarnaum, na Palestina, na Judeia e nos seus arredores para que possamos beber da água viva que brota do seu Evangelho.
 O Espiritismo sendo o Cristianismo Redivivo tinha que vir nos tempos marcados pela Previdência, sob o nome do Consolador, prometido por Jesus para nos transmitir as mais belas lições de amor e de sabedoria para que possa reunir todas as suas ovelhas num só rebanho e num só pastor. O Espírito da Verdade vem relembrar o que o Cristo disse há dois mil. Ele tinha de vir mais tarde para cumprimento das promessas feitas por Jesus. Se portanto o Espírito da Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas é, porque o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é, porque o que Cristo disse foi esquecido ou mal compreendido.
O Espiritismo vem na época predita cumprir a promessa do Cristo e preside ao seu Advento o Espírito da Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus disse por parábolas. Mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras.
Assim o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo com que o homem saiba de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança aqueles que se julgam deserdados da terra.
Deus espera que cada um de seus filhos transponha o muro da imperfeição e vença todas as dificuldades que D”Ele nos separam. A eterna felicidade está à nossa espera, depende unicamente de nós abreviar a chegada pelos caminhos do amor incondicional e fraternal a todas as criaturas. É através de uma conduta moralizada, equilibrada e elevada que conquistaremos a felicidade dos Espíritos bem- aventurados nos Mundos Felizes. A eterna felicidade nos espera, depende unicamente do nosso querer, mudando a nossa conduta de vida para o bem, amando ao nosso próximo como a nós mesmos. Deus faculta-nos os meios necessários para alcançarmos a verdadeira felicidade, vivida, entre os Espíritos Puros no Reino Celestial. Depende unicamente do uso que fizermos do nosso livre arbítrio de atrasarmos ou de apressar – mos a nossa chegada.
 Há dois caminhos que podemos sempre escolher, o do bem e o do mal!
A nossa consciência é guia seguro. Ela nos dita o que está certo ou errado. Deus não castiga a ninguém! Nós é que impomos os castigos sobre nós mesmos. Deus dá-nos a inteira liberdade sobre todos os nossos atos. As consequências deles são de nossa inteira responsabilidade. A sementeira é livre, mas a colheita é obrigatória.
É dos livros, quem semeia ventos colhe tempestades! É a lei de causa e efeito a grande cobradora de quem desrespeitou as leis de Deus, faltando com o amor e a caridade ao seu próximo.
“O apóstolo Paulo disse, tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”.
Eu não sou o apóstolo Paulo, mas concordo com ele, porque nem tudo me convém! Tudo me é lícito, mas iria pagar caro qualquer infração à lei de Deus por menor que seja. Ora, se eu tiver uma conduta menos digna, sofrerei os seus efeitos. Se eu fizer aos outros o que não gostaria que me fizessem, eu irei receber na mesma medida, quer na presente existência, ou, em existências futuras. Tudo o que semeamos, colhemos, tudo o que nós damos receberemos.
Diz o ditado não faças mal ao teu vizinho que o mesmo mal te vem pelo caminho! É o mesmo que dizer: sofrerás a lei de causa e efeito, ou a pena de talião.
O Espiritismo tem a chave de todos os conhecimentos, ele ergue o véu intencionalmente deixado em alguns mistérios, mas um dia o sol dissipou as trevas e raiou na Terra uma grande Luz para toda a Humanidade com a chegada do Advento do Espírito da Verdade.
Ele é a omnipresença de Jesus na Terra, mostra aos homens qual o melhor caminho para encontrar-se com Jesus. Tudo quanto Jesus fez e disse nos seus ensinos hoje é desmistificado pelo Espiritismo e encontra-se no grande manancial Espírita, deixado pela falange do Espírito da Verdade.
No sermão da montanha Jesus resume os seus ensinos. Neles estão expressos, a lei moral soba forma mais adequada, para com todos os povos, que se baseia na lei do Amor, da Caridade, Benevolência, Indulgência, e humildade para com todas as criaturas. Tudo isto é um trabalho interno que cabe a cada um de nós realizar e sem esse trabalho não há progresso individualizado do nosso “Eu”. O progresso é filho do trabalho, sem esforço e sem vontade não subiremos a escalada da nossa evolução.
O nosso Divino Mestre Jesus é o nosso Guia Invisível, que nos vê e nos ouve, onde quer que estejamos. Ele convida a toda a Humanidade para ouvirmos as suas lições de amor e de luz, através do seu Evangelho.
Espíritas! Amai-vos, este é o primeiro ensinamento, instruí - vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraízaram.  Eis que do ALÉM-TÚMULO que julgáveis o nada, vozes vos clamam: “ Irmãos  nada  perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.”_ O Espírito de Verdade. ( Paris 1860).
Os  Espíritos  anunciam :  Nós existimos, logo o nada não existe; eis o que “somos e o que sereis; o futuro vos pertence como a “nós. Caminhais nas trevas, vimos clarear-vos o caminho e traçar-vos o roteiro; andais ao acaso, vimos “ apontar-vos a meta. A vida terrena era, para vós, tudo, porque “ nada víeis além dela; vimos dizer-vos”, mostrando a vida espiritual: a vida terrestre nada é.
A vossa visão se detinha no túmulo, nós vos desvendamos, para lá deste, um esplêndido horizonte. Não sabíeis por que “ sofreis na Terra; agora no sofrimento, vedes a justiça de Deus. O bem nenhum fruto aparenta produzir para o futuro”. Doravante, ele terá uma finalidade e constituirá uma necessidade; a fraternidade, que não passava “ de bela teoria, assenta agora numa lei da Natureza. Sob “o domínio da crença de que tudo acaba com a vida, a imensidade é o vazio, o egoísmo reina soberano entre” vós e a vossa palavra de ordem  é : “Cada um por si.”
Com a certeza do porvir, os espaços infinitos se povoam “ ao infinito, em parte alguma há o vazio e a solidão; a solidariedade liga todos os seres, aquém e além da “tumba. É o reino da caridade, sob a divisa:  “Um por todos  todos  por um”.  
O Evangelho é a semente generosa que fecundará na nossa alma, deixando florir as verdades divinas. Ele é a bússola , o roteiro que norteia as nossas vidas, é a Luz que Jesus deixou para iluminar a humanidade.
                         

                                                  Aurinda Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário