sexta-feira, 26 de abril de 2013




                         "O MESTRE DA GALILEIA"

Foi Jesus o grande Mestre de todos os mestres;
Reencarnou na Galileia e teve como pais Maria e José;
Para O ajudarem na sua missão.
Deu força aos fracos, saúde aos doentes, consolo aos tristes e marginalizados.
Na sua passagem pela Terra foi o grande médico das almas, dos possessos ou endemoninhados;Na Galileia, tudo era encanto e beleza;Em seu ministério, não era reconhecido como sendo Ele o grande Médico e nosso Divino Mestre, mas Ele o era.

Ele veio para os doentes e para os sofredores em geral;
Foi traído, morto e pregado na cruz infamante, pelos traidores da Judeia.
Viveu, amou, consolou;
Falou-nos de um reino diferente;
Suas palavras eram eloquentes;
O seu reinado era, e é, de Amor, Justiça e Paz.
As paisagens verdejantes com latadas floridas.
Terra bafejada pela própria Natureza, porque era esperado o Messias prometido;
Sendo aguardado com alguma ansiedade.
Terra abençoada e fecunda, terra de eleição para receber Jesus nosso Mestre, nosso Rei, nosso Salvador; pelas suas gentes humildes, trabalhadoras e simples;
Na Galileia Jesus exultou e deixou os seus ensinos;
Na Galileia escolheu os doze apóstolos para deles fazer pescadores de homens;
Dava a todos, os ensinamentos da Boa Nova do Reino, a fim de libertar a todos os pecadores;
Havia, consolo, esperança, coragem e fé nas suas parábolas, no Sermão da Montanha e nas suas palavras persuasivas;
Nele havia inexplicável magia, como explicar as bodas de Caná em que transformou a água em vinho? Seus diálogos com os habitantes da Região eram feitos de ternura e enriquecidos de promessas de ventura.
O seu reinado, será na intimidade de cada um de todos nós, reinando sempre em nosso mundo íntimo, se Dele não nos afastarmos nem das Leis que Ele ensinou.
Conquanto, Jesus é: Rei! Rei de ideias e seu reinado será um dia implantado na Terra, sob a égide das suas leis sábias de Amor, concórdia, paz, harmonia e Justiça.
À família simples de Nazaré, o nosso muito obrigado, por transmitirem os vossos exemplos de dignidade, simplicidade e humildade.
Muito sofre quem ama, muito padece quem sofre. Isto aplica-se à vida humana mas também a Jesus Cristo que viveu, sofreu e morreu por todos nós. Viveu amando-nos e morreu perdoando-nos.
Tu Jesus, és o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Rei dos reis e só as tuas Leis imperarão e governarão o nosso planeta. Muito obrigado a Ti, Jesus, por nos teres deixado o maior património para toda a humanidade: O Teu Evangelho.


                                                              Aurinda Tavares

“De que forma procuro Jesus e o que espero encontrar”

Eu procuro Jesus na Oração e na realização das boas obras.
É Jesus o nosso melhor amigo, aquele que nunca falha, que nunca nos abandona, nas nossas aflições quando O amamos de verdade e Nele confiamos de  alma  e coração.
Todo aquele que confia em Jesus e nas suas palavras e cumpre fielmente os seus ensinamentos mais perto se encontra de  Jesus .  Ele é  o mestre maior por excelência.
Quem o tiver por porto de abrigo jamais se sentirá abandonado.
Deixou-nos na terra um código seguro para nos conduzir a Deus nosso Pai: o Seu Evangelho.
Nesse roteiro de amor e de luz encontraremos um guia seguro que nos levará a encontrar a verdadeira felicidade.
Quem não se afastar  da vivência do amor a Deus, de tudo aquilo que por Deus foi criado e de  tudo quanto Jesus nos ensina , mais depressa se encontrará com Jesus
Em Espírito e verdade.
Como ainda somos espíritos minimamente evoluídos pudemos sempre estar com Ele em todos os instantes da nossa vida pelo pensamento.
Eu procuro Jesus de muitas maneiras : Amando-o  respeitando os seus ensinos e tentando colocá-los em prática tal como o espiritismo nos ensina .
O espiritismo simbolicamente é Jesus representado na Terra, através do seu Consolador.
Podemos encontrar Jesus de muitas formas: em uma boa conduta, vivendo em sã consciência tentando conhecer-me melhor e corrigir os meus defeitos.
No respeito às leis divinas, à Natureza, aos animais e aos meus semelhantes.
Tentando conhecer-me melhor, saber quem sou e para aonde irei depois desta vida.
Aperfeiçoando-me o melhor possível nos caminhos da Luz e no conhecimento da Verdade.
É no aperfeiçoamento e aprimoramento da nossa conduta que encontraremos rota segura que nos conduz até Ele encontrando a felicidade verdadeira prometida por Jesus.

                                                        Aurinda Tavares

sexta-feira, 19 de abril de 2013











“DESPERTANDO PARA  A VERDADE O DÍDIMO RENOVOU-SE,
COMPREENDEU QUAL ERA O SEU REINO E DEU-SE-LHE INTEGRALMENTE A PARTIR DE ENTÃO”


Dídimo: também chamado Tomé era um dos doze apóstolos de Jesus.
Jesus conseguiu enriquecer-lhe a fé de esperança no Seu reino,
De alegria de viver, mas em relação Às coisas espirituais era quase um céptico.
Pensava o Dídimo que todos os factos e prodígios que Jesus realizava , eram para demonstrar todo o Seu poder para fazerem tremer Caifás, Pilatos e Herodes Antipas os poderosos de então, esses  governantes arbitrários e indignos  e que lhe deveriam ceder o lugar , para então Jesus puder ficar a governar no  lugar deles, mas como tal não aconteceu , para Dídimo foi uma derrota e um  fracasso a morte de Jesus na cruz.

Tomé sentiu-se ludibriado nos seus sentimentos e traído na confiança que depositara em Jesus.
Ele não Conseguia entender aquelas ocorrências de significado transcendente e ao receber a notícia da ressurreição ficou irado, porque  havia  de  acontecer  esse facto com ele ausente? Porque apareceu  a Maria   Madalena  ? Porque a ela!? Não! Não! Não podia  acreditar .  Quer  ver  para crer para se certificar da verdade!  E  Jesus  apareceu novamente  aos apóstolos quando a pequena comunidade estava reunida depois das preces habituais, Jesus penetrou na sala humilde com sereno sorriso, desejando aos companheiros paz e bom Ânimo como nos dias venturosos da Galileia  Tomé, sentindo o coração bater-lhe precipitado, ergueu os olhos. O Senhor, percebendo-lhe os pensamentos mais  ocultos,  aproximou-se do discípulo de fé vacilante e o convidou a tocar-lhe as chagas.  Depois  de  pronunciar  as palavras que as narrativas apostólicas narram “ver para crer como São Tomé” : - disse-lhe Jesus: “Tomé,  põe a tua mão nas minhas chagas e não te esqueças de que é o sinal …” Então a razão fria do apóstolo notou que um clarão novo o invadia e lhe penetrava a  alma. Compreendeu finalmente que o martírio do coração que ama se reveste de misterioso poder. Tocado pela humildade do Mestre redivivo, prosternou-se e chorou.  Suas lágrimas  eram de ventura e lhe proporcionavam ao espírito um júbilo para cujo preço todos os tronos da Terra eram miseráveis  e pequeninos. Sua alma acabava de vencer uma grande batalha. O coração triunfara do cérebro, o sentimento lhe  acrisolara a fé.  Então Dídimo despertou  para as realidades do espírito imortal, sentindo em sua alma a necessidade de difundir a Boa Nova do Reino de Deus e a prova da imortalidade da alma , compreendendo afinal   o  maior sinal do céu que  tinha pedido a Jesus para convencer os altos funcionários  de Herodes os doutores da Lei, os patrícios romanos,  julgando Tomé que bastava a Jesus mostrar-lhes um sinal do céu para mostrar  o seu poder . Julgava Tomé precisar dessas influências governamentais para que se pudesse implantar o reino na terra a que Jesus se reportava ao que Jesus lhe respondeu: Tomé - exclamou o Senhor, com energia -, Deus não exige que os homens o conheçam senão no santuário  do perfeito conhecimento de si mesmos  e   habite dentro do seu coração.  Por estas palavras de Jesus  vê –se claramente que Tomé vivia equivocado quanto  ao reino a que  Jesus se referia. Tomé foi movido  por uma imensa fé em Jesus depois  de lhe ter tocado as chagas  que se entregou à causa de Cristo com tamanho ardor e confiança levando  a outros povos a doutrina ensinada pelo seu Mestre: Jesus Cristo.
Entregando-se de tal maneira a  Jesus que viajou para a Pérsia e para a Índia afim de puder levar lá  a mensagem do Reino de Deus ensinada por Jesus , sendo lá martirizado por difundir  a  BOA NOVA de JESUS : o  seu Evangelho.   E lá espalhou a mensagem de Jesus  e  pregou o seu  evangelho  por amor a Jesus e ao seu Reino.




                                                      Aurinda Tavares