segunda-feira, 12 de junho de 2017

“PARA ONDE CAMINHAMOS ?”

                                         
“PARA ONDE CAMINHAMOS ?”
                                           
                                                                   
Sendo o nosso Mundo, mundo de expiação e de provas, nele os seus habitantes terão que expiar as suas faltas, sob a Lei de Causa e efeito, para resgate das suas dívidas passadas. Claro que ao lado de Espíritos ainda muito imperfeitos, outros estarão mais adiantados para fazerem evoluir os mais retardatários, mas nem todos os espíritos aproveitam a oportunidade concedida por Deus para o trabalho de seu aperfeiçoamento; não aproveitando a benesse concedida pelo seu Criador, nessa bendita e preciosa oportunidade. Este Planeta está próximo a subir de categoria neste terceiro milénio e será um Mundo melhor do que o é agora, vindo a ser: Mundo Regenerador. Mas ninguém estará perpétuamente deserdado da suprema felicidade e da misericórdia do Senhor! Um dia quando o espírito estiver cansado de sofrer, ele se voltará para o Pai, pedindo-lhe colo, aprendendo na dor e no sofrimento as Leis do seu Criador.
Os Espíritos que persistirem nos crimes, ainda terão que expiar a dureza de seu coração, em Mundos muito mais atrasados do que a própria Terra.
Esses Mundos criados por Deus servem para exilarem os Espíritos que servem de perturbação aos bons. Nesses mundos, os espíritos penitentes, neles terão que descobrir: os metais, o fogo, a agricultura, a pesca, a caça, os seus habitats, e bem assim, todas as coisas necessárias que se fazem necessárias, para a sua sobrevivência, e evolução, através de provas muito duras e de penosos sofrimentos.
Se revestirão por algum tempo de corpos grosseiros animalizados, cobertos de pelos, até que chegue a oportunidade do grande resgate, para poderem merecer habitar, num Mundo melhor, e também para poderem revestir corpos mais embelezados e mais aperfeiçoados
Do próprio castigo, Deus tirará o remédio proveitoso, para que o espírito possa saldar as suas dívidas e para que possa evoluir. Ao mesmo tempo, esses espíritos ajudarão ao progresso desses mundos muito atrasados, e dos seus habitantes por serem ainda muito ignorantes e carentes de tudo. Os espíritos mais adiantados em inteligência, mas atrasados moralmente, dar-lhe-ão o seu contributo, através dos seus conhecimentos, das suas experiências e da sua inteligência, adquiridas noutras existências. Esses espíritos, têm uma grande soma de inteligência, mas têm ainda na sua alma, todas as matrizes de propensão para o mal.
São espíritos desenvolvidos intelectualmente, mas que ainda não desenvolveram a sua moralidade; sendo também espíritos, que não despertaram a sua consciência e a sua sensibilidade para o bem e para o amor do próximo.
O Planeta Terra, estando próximo a ser um Mundo Regenerador, os espíritos dos grandes criminosos não poderão cá voltar, para não servirem de perturbação aos bons, que hão-de habitar a Terra, a fim de não entravarem o progresso dos seus irmãos mais adiantados.
"Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem.
Havendo chegado o tempo, grande emigração se verificará dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Substitui-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade."
Génese, de Allan-Kardec, capítulo XVIII.
Verifica-se actualmente na Terra que o Planeta experimenta grandes mudanças climáticas e sísmicas, os marmotos, os terramotos, os degelos, as secas, o calor imenso que se faz sentir, os ciclones, etc., com profundas alterações na estrutura da Terra, tudo isso acontece, muitas das vezes devido à ganância do homem, à sua imprevidência, à sua negligência e às guerras, que ele próprio tem fomentado ao longo de todos os tempos, e à onda avassaladora de todo o tipo de crimes, etc. etc..
O homem é o responsável, pela grande poluição atmosférica, que se verifica no Planeta, porque o agride e polui, constantemente com gazes, que vão para a atmosfera, pela maldade de muitos são ateados fogos, destruindo-se muitas áreas florestais, animais, bens materiais e humanos. Polui-se o meio ambiente em que se vive, com todo o tipo de fumos tóxicos e a população sente também ameaçada a sua saúde, porque em vez de respirar o ar mais puro, respira ar mais impuro e contaminado, contraindo, ou agravando muitas das vezes infecções respiratórias graves, que poderiam ser evitadas e talvez atenuadas.
Vimos a grande poluição que afecta os mares, os rios, os lagos e as terras abandonadas e inúteis, e as grandes toneladas de lixo, deixadas em todos os lugares, a poluição sonora, afectando muitas das vezes as pessoas mais débeis, as fábricas, que expelem os seus resíduos pelos seus motores de explosão, os insecticidas usados na agricultura, o desbastamento nas reservas florestais, a poluição mental dos homens, pelas suas mentes desalinhadas nas rudes batalhas no lar, na-família, no trabalho, etc.
Mas sabemos muito bem, que o poder do homem é efémero, naquilo em que ele hoje se vangloria pelo transbordar das suas efémeras paixões; o que na realidade se verifica é uma grande pobreza moral, intelectual e espiritual, nessas criaturas. Mas na realidade o homem que hoje destrói, um dia em suas futuras reencarnações, será chamado a reconstruir, tudo aquilo que ele próprio destruiu, ou que deixou de construir par o bem da colectividade e para a felicidade da grande família universal.
O nosso mundo está a passar pela época apocalíptica: são estágios de confusão, onde o bem se mistura com o mal, a paz com a guerra, o ódio com o amor, o perdão com a discórdia, a fé com a dúvida, a moral com o desregramento das emoções inferiores, a harmonia com a desarmonia.
“O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan-Kardec” ensina, que fora da Caridade não há salvação.
Também fora do Amor não há salvação, porque o amor é união, é força, é luz a envolver as criaturas, numa ligação com Deus.
Deus é Amor, e nós precisamos de estar ligados ao seu amor, para podermos sentir o seu envolvimento e a sua divina protecção.
A questão 625 de O Livro dos Espíritos remete-nos para esta pergunta: — Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? Os Benfeitores da Vida Maior responderam: Jesus. Ele próprio disse: — Eu sou o Caminho da Verdade e da Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.
Teremos todo um caminho esplendoroso e de luz se seguirmos os ensinamentos que Cristo nos deixou, através da sua lei áurea que impera em todas as comunidades planetárias: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Mas se a Mãe Terra, hoje reage pelos efeitos nocivos do homem na Natureza, poderemos ter a certeza de que um dia o nosso mundo se tornará mais belo e harmonioso. Embora à primeira vista o não possa parecer, mas tudo morre, para renascer, para um estado ainda mais perfeito. As destruições que à primeira vista, nos possam parecer, elas obedecem sempre a um plano superior que as dirige e as comanda. Elas têm sempre uma finalidade útil, porque quando o mal chega ao auge, eis que uma força poderosa diz: chega de excessos! Quero um mundo melhor, mais próspero, sem a maldade dos homens, aonde reinem, a concórdia, a justiça e a paz, um mundo sem guerras, mais belo, mais harmonioso, aonde se pratique o Amor e a Caridade, para que o vosso Mundo, possa subir na hierarquia dos Mundos e poder ser habitado por Espíritos mais adiantados do que hoje a habitam, moralmente intelectualmente e espiritualmente.
Os habitantes da terra, nela um dia viverão como irmãos, tal como Jesus protagonizou e estabeleceu as suas bases, para que o seu reino seja estabelecido cá na Terra, no coração de todas as criaturas, aonde hão-de imperar as leis do amor, a harmonia, a justiça e a paz, sem dores, sem prantos, nem aflições, sem apreensões e sem as guerras. Após a saída do caos e de tudo reposto no seu devido lugar, nela habitará o ar puro, e a água cristalina jorrará nas fontes, nos lagos, nos rios e nos oceanos. A relva será ainda mais verdejante, o chilrear dos passarinhos mais belo, harmonioso e mais encantador, o esplendor do sol e o faiscar das estrelas, serão ainda brilhantes, mais bonitos e maravilhosos, brilhando com muito mais intensidade para a Terra. Será o nosso Mundo um Paraíso, embelezado em suas paisagens, e transformado num Mundo, aonde haverá leite e mel com abundância. Havendo, um único Pastor a pastorear as suas ovelhas: — Jesus.
Se o homem permanecer na teimosia de guerras, culminando numa (III guerra Mundial) poderão as forças telúricas da natureza determinarem uma invasão terrestre, porque a Terra está cansada dos desmandos e dos desatinos humanos, e então seremos defrontados com: terremotos gigantescos marmotos e ondas (tsunamis) consequentes; explosões de vulcões; degêlos avassaladores; elevação dos mares; e as cinzas vulcânicas associadas às irradiações nucleares nefastas acabarão por tornar totalmente inabitável grande parte do nosso Planeta.
O homem é quem constrói a sua moradia terrena; a sua felicidade; ou as suas adversidades, portanto só de si se poderá queixar. Não tem o homem o direito de acusar a Providência Divina, porque o homem é quem cria o mal e não Deus. O homem deve ser sim, um cooperador de Deus, na protecção e no progresso do meio ambiente em que vive, para a sustentabilidade do seu mundo. O que muitos não fazem e o tentam destruir. Mas esses mesmos espíritos, serão relegados para mundos mais inferiores do que a Terra, tendo de pagar, centil por centil, e não sairão desses tormentos, enquanto existirem traços das suas dívidas nos seus perispíritos.
O momento é de transição e aqueles que não acompanharem o progresso da evolução do Planeta e perderem o comboio da sua evolução, reencarnarão em mundos compatíveis com a sua moralidade e inferioridade.
Outros espíritos mais adiantados, também reencarnarão em mundos mais adiantados do que a Terra.
Sabemos através da Doutrina Espírita, que há muitos Mundos no Universo e que esse mesmo Universo, não tem limites.
Sabemos também que existem: Mundos primitivos; Mundos de expiação e de provas; Mundos Regeneradores; Mundos Felizes e Mundos Celestes ou Divinos.
Sendo Jesus o Governador Espiritual do nosso Planeta, permite aos seus mensageiros o nos trazerem os seus recados, para nos alertarem, a fim de que, despertemos as nossas consciências, através dos ensinamentos do seu Evangelho, da fraternidade, da caridade e do amor ao próximo.
Deus tem dado grandes oportunidades a espíritos aprisionados no mundo espiritual, nomeadamente às tribos bárbaras do passado, para se poderem melhorar, a fim de que possam evoluir espiritualmente, intelectualmente e espiritualmente, mas muitos continuam cometendo os mesmos erros, e os mesmos crimes, desperdiçando a bendita oportunidade, concedida por Deus, para resgate das suas dívidas, para o seu progresso moral e espiritual.
Há uma onda de criminalidade assustadora, violência, guerras, lutas pelo poder, escândalos, corrupção, atingindo números inimagináveis, o crime de fogos postos, um atentado contra a Natureza e à Fauna, o deboche, os vícios e os desvarios sexuais, os homicídios os infanticídios, os vícios de toda a natureza, etc.
A par de tudo isto, existem ainda as enfermidades degenerativas, os cânceres, os transtornos bipolares de conduta, as psicoses, as neuroses, as cardiopatias, etc.
A Terra tem de ser expurgada de tudo isto, porque Cristo comandante do orbe terreno, convoca aos de boa vontade para que cumpram as Leis de Amor, que são as leis de Deus, a fim de lhes poder devolver a segurança, a paz a felicidade e o seu equilíbrio, através da sua boa conduta, da caridade, da fraternidade, e do amor.
Quando a alma for capaz de se guiar pelas leis do Amor, da Caridade, do Perdão, da Solidariedade e da Fraternidade, ser-lhe-ão devolvidos a saúde integral, a harmonia pessoal, a alegria e, ainda a integração do espírito imortal numa nova vida cheia de felicidade e de tranquilidade.
Os Espíritos Superiores têm contribuído em muito para o processo de moralização dos habitantes do nosso planeta, mas muitos de nós ainda fechamos os ouvidos e os olhos, e nos comprazemos nos mesmos maus hábitos e nos maus costumes; nos mesmos vícios, e praticamos os mesmos desatinos. Outros mais recalcitrantes e comprometidos com o mal têm interesse em manter o atraso moral das comunidades a fim de as explorar psiquicamente, nos perversos fenómenos de vampirização e de obsessões individuais e colectivas.
A fim de que o nosso Planeta possa evoluir moralmente e o programa de Deus siga a sua trajectória tal como o proposto por Jesus, as comunidades espirituais próximas à Terra, (irmãos nossos mais adiantados do que nós), mas procedentes de nossa esfera, apresentam um programa de trabalhos a realizar nos Centros Espíritas, a fim de que se forme uma caravana de laboriosos trabalhadores para trabalharem na Seara do Senhor, atendendo assim às determinações do Cristo Planetário o Mestre por excelência.
Essas comunidades espirituais vêm já adestradas para a disseminação dos ideais evangélicos, seguindo todo um programa do Mundo Espiritual Superior, comunicando-se nas instituições espíritas sérias, convocando a todos os seus membros à divulgação dos ideais cristãos.
Assim teremos nos Centros Espíritas sérios: expositores dedicados e amigos, e médiuns sinceros a contribuírem para a divulgação da mensagem do nosso querido Mestre Jesus, trazida à humanidade, pelos bem-feitores do Mundo Maior, convidando aos de boa vontade à sua evangelização, a fim de que possam mudar a sua paisagem psíquica e moral em favor do nosso mundo, que já se avizinha muito em breve a ser um Mundo Regenerador e portanto muito mais feliz.
Embora as grandes transformações ocorram em clima de grandes perturbações do nosso Orbe, não haverá nessas transformações destruição total do planeta.
O Espiritismo é o grande Consolador prometido por Jesus e a mensagem de Jesus é ininterrupta e ela se fará sempre ouvir pela voz dos seus mensageiros na Terra, para nos ajudarem a melhor compreendermos as Leis de Deus, ajudando-nos a alterar os nossos hábitos sociais, a fim de nos melhorarmos moralmente, espiritualmente e intelectualmente.
Espíritos desenvolvidos na literatura, nas artes, na ciência, na tecnologia, etc. terão a missão de nos ajudarem nessas áreas do conhecimento para nos despertarem o interesse e o gosto.
É imprescindível a Oração e a vigilância no nosso quotidiano, nutrindo-nos sempre de bons pensamentos, mantendo sempre um clima vibratório elevado a Deus, a Jesus e aos Espíritos Superiores.
Se permanecermos no bom caminho os espíritos obsessores deixarão de nos obsidiar e de nos perseguir.
Mas sejamos sempre vigilantes e lutadores do bem e do bom combate, porque nestes tempos difíceis estaremos sempre expostos no mundo a todo o tipo de incompreensões e muitas das vezes desafiados na nossa boa conduta, por se sentirem incomodados os insensatos pelo nosso bom comportamento, e ainda muitos nos fazem sofrer, pela sua incompreensão de se não saberem igualar ao nosso bom procedimento, combatendo os nossos ideais e por causa das doutrinas que professam muitas das vezes nos abandonam e nos entregam a uma aparente solidão.
Mas nunca estaremos sós, porque os nossos amigos do Mundo Invisível, sempre nos trarão o seu Amor, o seu conforto, a nossa segurança, o nosso bem-estar espiritual, vitalizando e encorajando-nos sempre nesse ideal superior aonde quer que estejamos.
Muitas das vezes somos testados nas nossas resistências morais, quando queremos enveredar por um caminho luminoso e de tranquilidade, quando nos dedicamos às experiências iluminativas, e libertadoras, mas sejamos sempre fortes, e corajosos, e sempre firmes na nossa fé, na nossa confiança em Deus e na nossa boa perseverança no bom caminho, porque nós com Jesus no leme da nossa embarcação, nunca nada teremos que temer. 
Refugiemo-nos nas nossas melhores acções e na prece, em Deus, em Jesus, e nos Bons Espíritos, porque eles estão sempre muito pertinho de nós, para nos susterem, para nos auxiliarem, para nos protegerem, para nos intuírem, para nos ampararem e nos darem segurança e paz, aonde quer que nós estejamos, mesmo nas horas mais amargas e mais difíceis do nosso viver. Esses amigos nos ajudarão sempre, desde que lhes peçamos com fé, e com muita confiança, porque eles serão sempre o nosso porto de abrigo e a nossa âncora de salvação.
Fontes bibliográficas:
A Génese de Allan-Kardec;
O Livro dos Espíritos de Allan-Kardec;
O Evangelho Segundo O Espiritismo de Allan-Kardec. 
Transição Planetária de Divaldo Pereira Franco                                                    Aurinda Tavares