quarta-feira, 10 de junho de 2015


“A DOR É A COMPANHEIRA DOS NOSSOS DESTINOS ENQUANTO A NOSSA TEIMOSIA PERSISTIR”
                                                                               


                 Por que existe a dor? Será por punição? Ou para reparação do nosso passado? Ou para resgate das nossas faltas?
A dor é uma Lei de Equilíbrio e todos os seres da criação têm que passar pelo sofrimento para seu aperfeiçoamento.
A dor é sagrada, porque é o aguilhão que impele o homem para a frente na senda do progresso. Todos nós estamos na terra para corrigir os nossos erros e acertar os nossos débitos para com as Leis Divinas. Tudo o que semearmos na Terra representará as nossas ações, atitudes e decisões, que se irão refletir após esta vida no Mundo Espiritual.
O que colheremos em nosso futuro, dependerá unicamente daquilo que nós plantarmos no nosso presente.
Se somos punidos é, porque pecamos, não é Deus que nos impõe os sofrimentos como castigo, mas em virtude do axioma de que todo o efeito tem uma causa, logo, se tivermos feito o mal a alguém, receberemos na medida certa e exacta, aquilo que  nós prejudicamos ao nosso semelhante, porque é a Lei de acção ou de reacção a grande cobradora para esse efeito. A lei de ação e reação é uma lei universal em que as pessoas sofrerão sempre as reações dos seus próprios actos.
 Devemos considerar-nos felizes porque sofremos, porque as nossas dores neste mundo são o pagamento das nossas dívidas e, as dores suportadas pacientemente, corajosamente e com resignação nos pouparão séculos de sofrimentos em nossa vida futura.
Ninguém se sente feliz por sofrer, se não souber a razão do seu sofrimento, podendo até criar a revolta contra Deus, acusando-o de injusto. Deus não castiga ninguém e tudo o que nos acontece é justo também, porque não existem acontecimentos bons ou ruins o que existem são consequências das nossas próprias ações.
O Espiritismo como ciência, filosofia e religião, mostra a causa dos nossos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado.
Espiritismo doutrina abençoada e bendita, tu nos mostras o objectivo dos nossos sofrimentos e nos dás uma força incalculável e uma fé inabalável!
A Doutrina Espírita ensina, que o sofrimento bem suportado corajosamente nos auxilia o adiantamento. O Espiritismo nos dá a paciência, a calma a resignação, a coragem, realizando o que Jesus nos ensinou no seu Evangelho. Ela nos ensina sem figuras e alegorias. Vem abrir os olhos aos cegos e, os ouvidos aos surdos, fazendo com que saibamos, porque sofremos, donde viemos, para onde iremos após esta vida e porque estamos na Terra, consola pela fé e pela esperança, aqueles que se julgam deserdados da Terra.
Não nos lamentemos com a nossa sorte, porque as nossas dores são o passaporte para a vida futura, quando suportado corajosamente e sem revolta.
Não desesperemos nas nossas lutas nem nas nossas tribulações por mais difíceis que elas nos pareçam suportar;
Não desanimemos nunca nem em qualquer circunstância;
Não fiquemos tristes, desconsolados/as ou  desolados/as nos contratempos que nos surgem, ou que nos acontecem;
Não esmoreçamos nas nossas provas, por mais rudes e pesadas que elas sejam, porque Deus não põe fardos pesados em ombros fracos e na nossa vida, nada acontece sem uma única razão de ser. Podendo-nos mesmo ser útil, passarmos por determinadas situações de sofrimento para nosso adiantamento e para nosso aprendizado. Nós é que escolhemos as nossas provas, antes de reencarnarmos por nos acharmos bastante fortes para suportá-las. Imploramos, pedimos ao mundo espiritual superior, para que pudéssemos preparar o nosso reencarne, para que mais depressa pudéssemos sair do labirinto dos nossos sofrimentos, resolvendo passarmos por uma vida de tremendas dificuldades, para mudarmos o rumo dos nossos destinos para mais facilmente e em menos tempo podermos corrigir o mal que existe na nossa alma, não nos deixando desviar do roteiro por nós traçado no mapa da nossa reencarnação. Para aqueles que não conhecem nem nunca ouviram falar, vou dizer o seguinte: o homem é constituído de corpo, perispírito e espírito, sendo no seu perispírito que se acumulam as doenças da alma, degenerando em doenças físicas e o espírito cansado de sofrer pede então provas difíceis para mais depressa poder sair dos seus sofrimentos e angústias morais.
 Foi por nós acharmos que nos seria conveniente, que nós escolhemos uma vida cheia de provações, determinando, passar por certas dificuldades a fim de sermos testados para que após esta vida possamos encontrar uma estrada florida e um caminho cheio de luz.
Quando programamos a nossa reencarnação no plano espiritual, antes do nosso reencarne, escolhemos o nosso destino e, o que seria melhor para nós passarmos na vida terrena, para a nossa evolução, expiação e reparação dos nossos erros. Pedimos então aos nossos mentores para passarmos por uma série de situações complicadas para nos porem à prova e, porque achávamos que nos seriam necessárias para nosso adiantamento e, para também não nos deixarem reincidir nos mesmos erros, porque aquilo que nós queríamos mesmo era, o nosso melhoramento moral e espiritual. Todas as dores pelas quais nós passamos, sofridas corajosamente e, pacientemente terão sempre o seu valor e o seu galardão no Reino dos Céus. Agasalhemos - nos na nossa força interior, na nossa coragem e, na nossa fé, na nossa esperança, lutando sempre na força do bem, no caminho da paz e da verdade, para que possamos construir a nossa verdadeira felicidade em companhia dos Espíritos felizes.
Deus nos defenderá sempre e estará, sempre a nos abençoar o nosso esforço e, a nossa boa vontade, actuando sempre em nosso favor e em nosso redor;
Às vezes as contrariedades na nossa vida; podem ser um amparo oculto; um socorro inesperado; que os Céus nos enviam de forma inusitada, por bênção do mal menor, que se transformarão após esta vida, em pétalas perfumadas que iremos depositar aos pés de Jesus. Se procuramos a felicidade pela prática do bem e do amor ao próximo, não percamos os nossos dias com dúvidas, ou com desalento, porque confiando em Deus e em nós mesmos, bastará seguirmos em frente com o nosso trabalho e nós a encontraremos.
Conseguindo dessa forma a ajuda para mudar o rumo da nossa vida, despertando para as realidades espirituais e o estímulo para a vida superior.
O amor é Universal e a lei própria da vida e, sob o seu domínio sagrado, todas as criaturas e todas as coisas se reúnem ao Criador, dentro do plano harmonioso da grandiosidade de Deus.
O Evangelho é o sol das almas, é Luz no nosso caminho, é o elo abençoado para o nosso encontro com Deus.
Pratiquemos a tolerância, a fraternidade, a compreensão e o optimismo, expressando em nossos actos a nossa bondade e fraternidade para que encontremos os tesouros enriquecedores que enobrecem as almas sublimes.
Pensemos em angariar os recursos necessários pelos caminhos do Amor, da Justiça, da Paz, da Verdade e da fraternidade para o encontro com a nossa verdadeira felicidade, que é vivida nos mundos mais adiantados do que o planeta Terra e entre os Espíritos felizes.
Muita paz, que Jesus nos ilumine, nos  abençõe e nos deixe envolvidos no seu imenso amor e na sua paz. 

                
                                                                Aurinda Tavares