sexta-feira, 1 de maio de 2015

             


               “TER AMOR É POSSUÍR TUDO O QUE HÁ DE DESEJÁVEL”

         

 Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham._ Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará.” _ E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (S. Marcos,cap.x,vv.13 a 16.)
Jesus ao dizer: deixai vir a mim as criancinhas faz um apelo não somente às crianças, mas a todas as almas que gravitam nos círculos inferiores, sobretudo aquelas que conhecem a desgraça, o infortúnio, a desolação e que desconhecem a esperança.
Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravizados e os viciosos.
 Jesus quer que os homens dele se aproximem com aquela confiança que têm as criancinhas de passos vacilantes, cujo chamamento lhes faz desde a sua vinda à Terra.
Jesus sempre ressaltou a importância e o valor da pureza de coração, da humildade e da simplicidade, dizendo: ” todo aquele que se fizer pequeno como uma criança será o maior no Reino de Deus e deixai vir a mim os pequeninos, e não os embaraceis, porque o Reino de Deus é para aqueles que se lhes assemelham.” Estas palavras de Jesus, querem-nos dizer que para se granjear um lugar nos Céus, precisamos de nos assemelhar às criancinhas: simples, humildes, puras e pequeninas.
Jesus não diz claramente que basta ser criança para se adquirir um lugar no Reino dos Céus, mas ressalta a importância da pureza de coração, a humildade e a simplicidade com que as crianças se caracterizam.
A doutrina dos Espíritos ensina-nos que somos seres milenares; Espíritos criados por Deus simples e ignorantes; que é através das reencarnações que evoluímos, nos depuramos e que conquistamos a pureza de coração.
A reencarnação é o motor oculto que nos ajuda a conquistar a angelitude para a conquista da verdadeira felicidade, vivida nos Mundos Felizes, os quais Deus criou num Universo infinito, para serem habitados por todos os seus filhos, depois de terem conquistado a pureza de coração e a humildade de espírito.
Jesus toma como modelo as criança e nos dá o exemplo delas, porque a infância é um estado de humildade e, de submissão aos ensinos que recebe e, é, precisamente nessa fase da vida da criança, que ela adquire a capacidade de ser dócil e, de ser permeável à educação dos seus pais e dos seus superiores. É ainda no estado da infância, que se reforma o seu caracter, que aprende amar, a respeitar e, que tem o ensejo de aprender, reconstruindo a sua própria personalidade.
Na infância de uma criança, o quanto é importante para ela, uma boa educação no seu lar e os bons exemplos dos seus pais. A educação começa sempre no lar, daí a importância do papel dos pais em sua educação, para ela aprender a se conduzir pela vida afora, através dos bons exemplos, e, de uma boa educação dos seus pais, para aprimoramento da sua personalidade. Porque um dia a criança deixará de ser criança para se tornar adulta, e, não é tornada adulta que ela se tornará permeável a uma boa educação!_ A educação começa no berço para acabar no fim da vida, porque todos nós estamos em constante aprimoramento da nossa própria personalidade.
Quando uma família recebe um filho, sua alma vem do espaço para se aperfeiçoar e, seu espírito necessita de ser cultivado como quem cultiva um campo, para receber as boas sementes em seu coração, para que continue o seu progresso da melhor maneira possível e num processo menos doloroso para ela.
Os homens na Terra têm que crescer espiritualmente, moralmente e intelectualmente, para continuarem a sua marcha evolutiva e poderem ascender a Mundos mais elevados.
 Jesus, a todos nós nos chama; Ele quer consolar os nossos corações, enxugar as nossas lágrimas e, derramar os seus fluídos divinos sobre o nosso coração ferido, para despertá-lo, suavizar-lhe as amarguras e, conduzir-nos com ternura ao arrependimento, para nos poder conduzir ao perdão das nossas faltas passadas, causa única dos nossos sofrimentos pelos quais nós passamos.
Jesus no seu imenso amor nos diz: vinde a mim, aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. Jesus nos ensinou a amar e a perdoar, concitando amar, até aos inimigos. Amar aos inimigos é, não lhes ter ódio, nem rancor, nem desejos de vingança. Devemos perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes, ou seja: perdoar sempre as vezes que forem necessárias, para que Deus nos possa também perdoar as nossas faltas, porque todos nós somos devedores à sua lei de amor e caridade.
O amor é de essência divina e todos os homens dos primeiros aos últimos, têm, no fundo do seu coração, a centelha desse fogo sagrado. Só o Amor e a Caridade é que contêm o balsamo sagrado que se aplica a todas as chagas do coração e as curam.
Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiam e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá, onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que a conspurca. Conquistemos a pureza da alma; praticando somente o bem, para que o nosso espírito possa adquirir aquela brancura com que Deus a criou.
 O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira. Ele é o sentimento maior por excelência e, Jesus, na sua passagem pela Terra, demonstrou o seu grande amor para com todas as criaturas, tanto que Ele deu a sua vida por todos nós. Ele foi a pedra rejeitada pelos construtores da época, mas ele se tornou a pedra angular para toda a humanidade do futuro.
Jesus foi o facho que ilumina as trevas, a claridade matinal que desperta as criaturas; foi o iniciador do Espiritismo, que atrairá para Ele, não as criancinhas, mas os homens de boa – vontade.
O Espiritismo que é a sua doutrina, cumpre a promessa do Cristo, ele chama os homens à observância da lei de Deus; ensina todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo nos ensinou há dois mil anos; dá-nos o esclarecimento necessário e lógico das suas parábolas, vem abrir-nos os olhos e os ouvidos e trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos os que nela sofrem.
Se nós tivermos amor a Deus, a Jesus, aos nossos semelhantes, à Natureza, aos animais, ao trabalho e, a tudo o que existe à nossa volta, conquistaremos o tesouro mais valioso que jamais poderemos imaginar, que nem as mais diversas circunstâncias nem os malefícios dos que nos odeiam e perseguem, poderão jamais nos arrebatar. Se nós tivermos amor, teremos colocado o nosso tesouro em local seguro onde nem a traça nem a ferrugem as devorarão.
Deixai vir a mim os pequeninos, pois tenho o alimento que fortifica os fracos. Deixai vir a mim os tímidos e os débeis, que necessitam de amparo e consolo. Deixai vir a mim os ignorantes para que eu os ilumine. Deixai vir a mim todos os sofredores, a multidão dos aflitos e dos infelizes, e eu lhes darei o grande remédio para os males da vida, revelando-lhes o segredo da cura de suas feridas.
O Reino dos Céus só pode ser conquistado através do Amor e da Caridade.
A doutrina de Jesus é a mais alta expressão do seu amor por todos nós. Ele nos ensinou que o maior mandamento é o amor a Deus, ao próximo como a nós mesmos.
Pensemos nos exemplos também de amor e de Caridade que nos deixaram: S. Vicente de Paulo, Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá e muitos outros valorosos espíritos.
E nós o que fazemos a favor dos nossos irmãos rejeitados pela sociedade? _ Que dormem nas ruas, que passam por tremendas dificuldades, velhinhos abandonados nos seus lares, mesmo tendo familiares, crianças que sofrem as coisas mais incríveis nos seus lares, ou fora deles, outros a pedirem nas ruas. Muitos dos nossos irmãos não têm um lar e procuram o seu sustento nos caixotes do lixo, ou estendem as mãos à caridade. É certo que ainda não conquistamos em nosso coração, um amor tão grande como essas grandes almas, que já passaram pela Terra, mas quando praticarmos o verdadeiro amor a Deus e aos nossos semelhantes, as sementes do amor, começarão a brotar em nosso coração, para desabrocharem as mais santas e belas virtudes existentes na nossa alma. Elas começam logo a dar os seus frutos no nosso coração, quando optarmos pelos valores do bem, da justiça, do trabalho, do amor, da solidariedade e da fraternidade.
Aquele que desse modo já procede, vivencia o Reino dos Céus aqui na Terra, que se prolongará para além da morte, pertencendo desde já ao Reino dos Céus a que Jesus se referiu.
Fontes bibliográficas:
 Evangelho segundo o Espiritismo de Allan-kardec
                                                                    Aurinda Tavares