domingo, 1 de março de 2015

                                                         EFICÁCIA DA PRECE



“AJUDA-TE A TI MESMO, QUE O CÉU TE AJUDARÁ”
SEJA O QUE FOR QUE PEÇAIS NA PRECE, CREDE QUE O OBTEREIS E CONCEDIDO VOS SERÁ O QUE PEDIRDES (S. MARCOS, 11:24.)

Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á. 
Qual o homem, dentre vós, que dará uma pedra ao filho que lhe pede pão? _ Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-à uma serpente? _ Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem? (S. Mateus,7:7 a 11.)
Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho. Tal o sentido das palavras: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.”
Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil se torna expor-lhas. E acrescentam os que assim pensam que, achando-se tudo no Universo encadeado por leis eternas, não podem as súplicas mudar os decretos de Deus.
Sem dúvida alguma há leis naturais e imutáveis que não podem ser ab-rogadas ao capricho de cada um; mas daí a crer-se que todas as circunstâncias da vida estão submetidas à fatalidade, vai grande distância. Se assim fosse, nada mais seria o homem do que instrumento passivo, sem livre-arbítrio e sem iniciativa.(…) O que Deus lhe concederá sempre, se ele pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação. Também lhe concederá os meios de se tirar por si mesmo das dificuldades, mediante ideias que fará sugiram os bons Espíritos, deixando-lhe dessa forma o mérito da ação.
Ele assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima: ”Ajuda-te, que o Céu te ajudará”; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui. Entretanto, as mais das vezes, o que o homem quer é ser socorrido por milagre, sem despender o mínimo esforço.”
Kardec, allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo,Cap.27, itens 5 a 7.
A prece deve de ser dirigida a Deus com fé, com fervor, sinceridade e humildade.
Através da prece entramos em comunicação com Deus.
A prece, é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele.
Através da prece: pudemos louvar, pedir e agradecer.
A prece atrai os bons Espíritos que se associam ao bem que se deseja fazer ou receber.
A prece torna o homem melhor quando ele ora com fervor fé e confiança, tornando-o mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia os bons Espíritos para o socorrer nas suas aflições e nas suas dores, quando lhe é dirigida com uma fé ardente e sincera. Para se orar bem, não é necessário fazer longas preces, mas sentir no nosso íntimo e no nosso coração, aquilo que queremos pedir. O mérito não está nas longas palavras, mas sim, se é dita com toda a confiança, sinceridade e fé. Devemos também pedir a Deus perdão de todos os erros que tenhamos cometido, não é que Ele os apague, mas é um ato de reconhecimento, para não voltarmos a reincidir nas mesmas faltas, agravando-as. Devemos tentar errar o menos possível para que os bons Espíritos possam estar mais próximos de nós e, porque dessa forma também lhes proporcionamos campo vibratório, para que eles se possam de nós aproximar, para nos puderem amparar, consolar, nos darem força, nos intuírem com as suas sugestões e com os seus conselhos.
As boas ações também são uma prece, porquanto, se nos tornarmos em tudo e, por tudo, semelhantes aos bons Espíritos, eles nos sustentam nas provas desta vida, levantam-nos, o ânimo, dão- nos a coragem e a força de que necessitamos, inspiram-nos ao bem e à confiança em Deus. Suavizam as nossas angústias, enxugam o nosso pranto, tornando o peso da nossa cruz mais leve, e dessa forma as nossas dores serão balsamizadas por esses amigos invisíveis que nunca nos abandonam!_ Ajudando-nos a suportar as provas desta vida de uma maneira mais suave e, menos dolorosa, por mais duras que essas provas o sejam, porque Deus não põe fardos pesados em ombros fracos.
 A prece é um socorro vindo do Céu que jamais será recusado a todo aquele que o pede. Pudemos orar pelos espíritos sofredores para que eles possam experimentar alívio e também como testemunho de nosso interesse por eles, inspirando - lhes através da nossa prece o desejo sincero de arrepender-se. A prece conduz para junto dos espíritos sofredores, Espíritos bons que os vão auxiliar, e isto está dentro das recomendações do Cristo: “Amai-vos uns aos outros”.
Podemos também orar aos bons Espíritos, porque são os mensageiros de Deus e executores da sua vontade.
As preces dirigidas aos bons Espíritos só são eficazes se bem aceitas por Deus.
Por certo não vamos pedir a Deus para que nos saia a sorte grande, porque não é isso que devemos pedir, mas sim … os bens mais preciosos da paciência, da resignação, da coragem, da fé e as forças necessárias para conseguirmos ultrapassar e enfrentar todos os nossos problemas, tentando em cada dia que passa, sermos sempre pessoas cada vez melhores.
A oração fortalece aquele que ora para que ele enfrente as vicissitudes naturais e inevitáveis de sua imperícia, leviandade ou de suas tendências negativas.
 A prece  é medicamento eficaz para todas as doenças da alma
Orar é abrir diálogo com Deus, é entrar em sintonia com Ele, é abrir-lhe a alma para que Ele nos fortaleça com o seu amor e contra todas as tentações.
A prece dita com sinceridade prepara o ambiente doméstico, constituindo uma barreira contra os espíritos obsessores e que nos querem mal.
A oração é a arma do cristão!
O lar que cultiva a prece transforma-se em fortaleza é um ponto luminoso e as entidades das sombras experimentam choques de vulto, em contacto com as vibrações luminosas do santuário doméstico, os espíritos também podem beneficiar da prece quando oramos a meia voz, ou, quando fazemos o culto do Evangelho no Lar. Os que são perturbadores abandonam o local da oração, procurando outros rumos, porque as trevas, nada querem com a luz.
 Aonde há luz não há trevas, e a luz é mais poderosa do que as trevas.
Razão, porque Jesus disse: “quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”
Pudemos orar por nós mesmos, por todos aqueles que nos cercam, pelos doentes, pela paz no Mundo, pelos espíritos sofredores, por todos os encarnados e por todos os espíritos que partiram para o Mundo Espiritual.
 Através da prece Deus nos envia os Bons Espíritos, e é através da nossa intuição, que eles se fazem ouvir, para tanto, deveremos em tudo e por tudo nos, tornarmos semelhantes a eles, para melhor ouvirmos as suas sugestões e os seus conselhos e, deles pudermos tirar as melhores resoluções.
Deveremos estar sempre em pensamento contínuo, com esses amigos do Mundo Maior, para que nós possamos sentir a sua presença bemfazeja, porque eles nunca nos abandonam. Eles são para nós as grandes vozes do Céu, que sempre se fazem sentir e, ouvir onde quer que nós estejamos: na prisão, nos hospitais, nos leitos de dor, ou em qualquer local, ou situação, onde nos encontremos.
O dever de toda a criatura humana no primeiro ato do dia é, o de orar e, agradecer a Deus pela noite transcorrida. É pedir a Deus coragem, e forças para enfrentar um novo dia. É pedir a assistência do nosso anjo da guarda, para não nos deixar sucumbir nas tentações, pedindo que nos livre de todo o mal e das más sugestões de todos aqueles que nos querem mal, sejam eles Espíritos encarnados ou desencarnados. Podemos também orar assim:
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai Senhor as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos de todo o mal, amém.
Esta oração ensinada por Jesus, está de acordo com esta máxima:
“Ajuda-te a ti mesmo que o Céu te ajudará.”

                                       
                                                    AURINDA TAVARES